Quando /

9 a 14 de novembro de 2020

Onde /

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Cidade Universitária - Ilha do Fundão

+ Pontifícia Universitária Católica do Rio de Janeiro - PUC

Cronograma /

12/03 – Lançamento da Segunda Circular

19/03 – Abertura do recebimento de resumos para os GTs

 

07/05 – Término do recebimento dos resumos para os GTs

 

03/06 – Resultado da avaliação dos resumos

 

20/08 – Prazo final para envio do trabalho completo

 

20/09 – Avaliação do trabalho final;

 

05/11 – Finalização e Publicação online dos Anais do Congeo

 

9 a 14/11 - IV Congeo

Sobre o evento /

Com grande alegria convidamos os colegas para a quarta edição do CONGEO – Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território, evento já estabelecido no calendário da Geografia brasileira a ser realizado simultaneamente nos Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

O CONGEO é fruto de um projeto coletivo, iniciado em 2013, a partir da criação da Rede Brasileira de Geografia e Política – REBRAGEO. Em suas edições anteriores, o congresso tomou como temas centrais “Racionalidades e práticas em múltiplas escalas” (I CONGEO, Rio de Janeiro, 2014); “A integração sulamericana e a inserção de regiões periféricas” (II CONGEO, Natal, 2016); “Crise e reinvenção dos espaços da política” (III CONGEO, Niterói, 2018).

 

Nesta quarta edição, de volta à cidade do Rio de Janeiro, num esforço conjunto de realização de pesquisadores da UFRJ e da PUC-Rio, o tema estruturador será “A urgência da política: descrever, representar e agir espacialmente”.

 

A política invadiu as mais diferentes dimensões do mundo contemporâneo, desafiando a Geografia Política a oferecer abordagens originais a fim de não apenas descrever e representar os processos políticos, mas agir espacialmente. Para isso é necessário ir além do consenso ortodoxo que impôs a perspectiva de grandes modelos explicativos, hoje postos em causa pelas suas limitações, e recorrer a um pluralismo teórico-conceitual mais adequado à análise das muitas dimensões dos fenômenos aparentemente contraditórios da atualidade.

Num mundo em permanente ebulição onde aos problemas antigos superpõem-se os novos, os desafios acadêmicos são ao mesmo tempo complexos e estimulantes. Como refletir e produzir conhecimento sobre as estratégias globais, regionais e locais de atores financeiros, econômicos, políticos e sociais? Como identificar os impactos espaciais dessas estratégias sobre a natureza, os governos e sobre as sociedades? Através dos recursos conceituais e metodológicos da geografia, o IV CONGEO se propõe a responder às suas questões centrais: o que é urgente? E como descrever, representar e agir espacialmente?

IV CONGEO
Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2020

© 2020 por REBRAGEO. Contato: congeo2020@gmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon